Descrição do projeto

O Programa Erasmus+

O programa Erasmus+ tem por objetivo reforçar as competências e a empregabilidade, bem como modernizar a educação, a formação e a animação de juventude. O programa, que abrange um período de sete anos, disporá de um orçamento de 14,7 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 40% em relação aos níveis de despesa atuais, em consonância com o compromisso assumido pela UE de investir nesta área.

O Erasmus+ dará a oportunidade a mais de quatro milhões de europeus de estudar, seguir uma ação de formação, adquirir experiência de trabalho ou fazer um voluntariado no estrangeiro.

O Erasmus+ apoiará o estabelecimento de parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, formação e juventude, tendo em vista fomentar a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho, a fim de colmatar as lacunas existentes em termos de competências na Europa.

O programa apoiará também as medidas tomadas a nível nacional para modernizar os sistemas de educação, formação e animação de juventude. No domínio do desporto, serão apoiados projetos relacionados com o desporto de base e medidas destinadas a fazer face a problemas transfronteiras à integridade da prática desportiva, como a luta contra o falseamento dos resultados dos jogos, a dopagem, a violência e o racismo.

O Erasmus+ reúne sete programas da UE já existentes no domínio da educação, da formação e da juventude. Pela primeira vez, será apoiado também o desporto. Enquanto programa integrado, o Erasmus+ oferece mais oportunidades de cooperação nos setores da educação, da formação, da juventude e do desporto. Além disso, as condições de participação e de financiamento foram simplificadas em relação aos programas anteriores.

O Projeto MOBILE+

Coordenado pela Universidade do Porto, Portugal, o Projeto MOBILE+– MOBility for International Learning Experiences, aprovado em julho de 2015 com financiamento da Comissão Europeia através do Programa Erasmus+, visa promover o enriquecimento mútuo e um melhor entendimento entre Portugal e especificamente os 26* países do programa e parceiros, através da promoção de mobilidades de estudantes e pessoal académico e administrativo e da transferência de know-how e boas práticas.
Nos 2 anos de duração do projeto, serão concedidas 225 bolsas a estudantes e pessoal académico e administrativo das diferentes instituições de países do programa e parceiros, após a assinatura de um Acordo Interinstitucional entre a Universidade do Porto e cada uma das 70 instituições parceiras dos 26 países acima referidos.
A implementação do projeto será assegurada através deste site e da plataforma online que a U.Porto tem vindo a desenvolver nos últimos anos para a gestão dos seus projetos.

*Argélia, Bósnia-Herzegovina, Canada, Egito, Geórgia, Honduras, Índia, Jordânia, Cazaquistão, Quirguistão, Líbano, México, Marrocos, Nepal, Paraguai, Peru, Rússia, Sérvia, África do Sul, Taiwan, Tailândia, Ucrânia, Uruguai, EUA, Uzbequistão, Vietname

Bolsas:

As bolsas disponíveis são:

- Staff académico e Administrativo - Incoming – Argélia, Canadá, Egipto, Taiwan, Casaquistão, África do Sul, EUA, Nepal
- Staff académico e Administrativo - Outgoing – Argélia, Canadá, Egipto, Índia, Jordânia, Taiwan, África do Sul, Libano, EUA, Nepal

Apoio Financeiro:

Viagem

Distâncias de Viagem Montante
Entre 100 e 499 km 180 EUR por participante
Entre 500 e 1999 km 275 EUR por participante
Entre 2000 e 2999 km 360 EUR por participante
Entre 3000 e 3999 km 530 EUR por participante
Entre 4000 e 7999 km 820 EUR por participante
8000 km ou mais 1100 EUR por participante

Nota Importante: a “distância de viagem” representa a distância linear (em linha reta) entre a cidade da Universidade de origem e a cidade da Universidade de destino, calculada de forma automática pelo website indicado pela Comissão Europeia e não é passível de alteração. Neste sentido, o apoio financeiro alocado à “distância de viagem” é o valor máximo previsto pelo Programa Erasmus+ e destina-se a contribuir para a viagem de ida e de volta entre as instituições de origem e de destino. Na eventualidade de o valor atribuído ser insuficiente para custear a viagem pretendida, o bolseiro deverá encontrar outras fontes de financiamento alternativo.

Estadia

Mobilidade ESTUDANTES
(Estudos - SMS)
Períodos de mobilidade: 5 meses
Origem País de Acolhimento Montante mensal
Países Parceiros Elegíveis Portugal (País do Programa – Grupo 2) 800 EUR / mês
País do Programa País Parceiro 650 EUR / mês
Regiões Ultraperiféricas (País do Programa Grupo 2) País Parceiro 700 EUR / mês
Mobilidade de STAFF
(Missões Ensino - STA)

Períodos de mobilidade: 5 dias

O valor do per diem para Staff:
- Dos países do programa para os países parceiros: 160 EUR
- Dos países parceiros para os países do programa: 120 EUR

Mobilidade de STAFF
(Formação - STT)

Seguro

Cada candidato(a) selecionado(a) irá receber um seguro de saúde, acidente e viagem válido durante todo o período de mobilidade providenciado pela Universidade do Porto.

EACEA - Declaração de privacidade

Se os candidatos forem selecionados (propostos para uma bolsa de estudos, colocados na lista de reserva ou matriculados com fundos próprios), os seus dados podem ser usados para avaliar os programas, gerir eficientemente os projetos e produzir estatísticas. Os dados podem ser disponibilizados à EACEA, à Comissão Europeia, ao pessoal do Serviço Europeu de Ação Externa, bem como a outras partes interessadas do programa Erasmus+, como as Agências Nacionais Erasmus+, Gabinetes Nacionais Erasmus+ e a Associação de Estudantes e Antigos Alunos do Erasmus Mundus.